Ah, a limpeza no século XIV na Europa… para quem acha que limpar a casa hoje é difícil, acredite: naquela época, o conceito de faxina era quase como um filme de terror histórico. Se a Powermaid estivesse lá, ia ser uma revolução! Vamos conferir algumas práticas curiosas de higiene e limpeza dessa época!
Limpeza Pessoal… ou quase isso!
Banho diário? Nem pensar! O pessoal acreditava que água demais podia abrir os poros e deixar todo mundo “vulnerável a doenças” (tudo bem que eles não conheciam a Powermaid ainda). Banho completo era coisa de ocasião especial. A rotina mesmo era dar um tapa no rosto e nas mãos com uma bacia e um paninho. Ah, e no lugar de desodorante, ervas e flores pra espantar o cheirinho… criativo, né?
Limpeza da Casa: Pó e palha no chão!
Imagine um chão de terra batida. Na hora de “limpar”, o truque era colocar camadas de palha, que absorviam tudo que caía ali – do pó à sujeira dos sapatos. Depois de um tempo, eles só trocavam a palha, e voilá! A limpeza era completa.
Rejeitos e Resíduos: o pavor das ruas
Sem sistema de esgoto, toda aquela água “usada” ia para as ruas. E sim, como você deve estar imaginando, o aroma das cidades medievais não era lá muito convidativo. Já na zona rural, a galera era mais esperta: restos orgânicos viravam alimento para animais ou fertilizante. Era o famoso “reaproveitamento medieval”.
Saúde e limpeza: Incenso e vinagre para espantar a peste negra
Quando a Peste Negra devastou a Europa, as pessoas tentaram combater o problema queimando ervas e enchendo o ar com incenso e vinagre. Apesar de não entenderem nada sobre germes, eles já sacavam que um “ar purificado” ajudava um pouco. Mas a Powermaid, com certeza, ia dar umas boas dicas pra eles, hein?
Cama e Roupas: Só tira o pó e sol!
Naquela época, lençóis e roupas de cama não eram lavados com frequência, e o truque era sacudir e colocar no sol para “arejar” e tirar os cheiros. Ah, e para lavar as roupas? A galera usava cinzas e areia! Imagina se já tivessem nossos produtos de limpeza de hoje…
A Igreja com as primeiras práticas de higiene
Nos mosteiros, monges tinham até que regras para lavar as mãos e tomar “banhos purificadores”. No entanto, por mais que eles tentassem, os recursos e o conhecimento ainda eram limitados.
“A limpeza medieval na Europa era mais tentativa e erro do que qualquer outra coisa, e a gente agradece muito pelo avanço que a gente tem hoje!“
Para continuar a saga de uma casa sempre limpa e perfumada (sem precisar de palha no chão, ufa!), fique ligado aqui no blog da Powermaid e visite nossas redes sociais para mais dicas e histórias curiosas!